Carregando...
Bem-vindo a Le Jardin bébé

Os benefícios do Ayurveda na gestação e pós-parto

Você sabe o que é Ayurveda? Trata-se de uma medicina milenar que pode trazer muitos benefícios para nossa vida. No artigo de hoje, vamos falar como esta terapia pode atuar no bem-estar de grávidas e bebês.

O Ayurveda é um termo proveniente do sânscrito que significa “ciência da vida“, é considerado o mais antigo sistema de saúde que se tem notícia (aproximadamente 5 mil anos) e teve origem no território onde hoje estão situados o Paquistão e a Índia.

Na cultura védica, tudo o que existe é formado pelos cinco macro elementos da natureza: água, terra, fogo, ar e éter. Eles determinam o funcionamento do corpo como um todo e em desequilíbrio podem passar a ser vistos como “impurezas” ou “toxinas”.

A medicina ayurvédica foca não somente na saúde física, mas na harmonia entre corpo, mente e alma, tendo como propósito manter o equilíbrio do indivíduo tanto com seu eu interior, quanto com a natureza e outros seres. Essa harmonia possibilita uma vida saudável e feliz.

A terapia  Ayurveda pode ser colocada em prática a partir de diversos fatores, como a alimentação, terapias holísticas, corporais e fitoterapia.

Ayurveda para gestantes 

Durante a gestação, é primordial que a futura mamãe esteja atenta aos seus hábitos e pensamentos, pois é essencial criar uma atmosfera harmônica e saudável para a chegada do bebê. A aura de amor e felicidade dos pais irá influenciar por toda a vida do novo ser.

Ao decidir ter um filho, tudo que se fizer irá influenciar em sua formação. Portanto, ter uma alimentação saudável rica em alimentos orgânicos e livres de aditivos e processador, praticar yoga e meditação são pontos importantes para a saúde física e mental da mãe e do bebê. 

O tempo da gestação, considerando desde o planejamento da criança até o pós-parto, é um período especial de fortalecimento da expressão feminina da mulher, perpetuando a energia sagrada da criação. Crê-se que em antes, durante e após o parto há a formação de um momento único, já que o corpo da mulher está sendo habitado por duas almas.

Como o Ayurveda enxerga o parto

Para a hora do parto, o Ayurveda defende que seja feito com o mínimo de intervenções possíveis, como anestesia, cesarianas e episiotomia, ao menos que estes recursos sejam usados quando a criança ou a mãe estão sob algum risco de saúde.

Durante o pré-natal, recomenda-se à mãe procurar um obstetra e/ou doula que tenha afinidade e identificação. O parto deve ser feito em um ambiente que a mãe se sinta relaxada e segura.

Acredita-se que a mulher que consegue ter uma gravidez tranquila, com a prática de yoga, meditação e cuidados de massagem possui mais possibilidades de ter um parto igualmente sereno e com uma recuperação mais rápida.

A importância da amamentação

No pós-parto, a amamentação é tida como essencial, já que logo ao nascer a criança irá criar essa conexão com a mãe e, ao longo do tempo, tornar isso um hábito saudável. O Ayurveda considera a amamentação como a transmissão de energia vital entre mãe e bebê.

O leite materno fornece ao bebê todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento até os seis meses de idade. Como o Ayurveda considera o bebê e a mãe uma única célula, a amamentação também é uma forma de fortalecer e colaborar com o crescimento espiritual da criança.

A Le Jardin bebé é inspirada em nossa reconexão com nosso interior e com a natureza. Por isso, convidamos você para uma jornada de equilíbrio e felicidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Your Cart is Empty!

Parece que você ainda não adicionou nenhum item ao carrinho.

Navegar pelos produtos