O Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo de maio, e é uma data para mães serem lembradas por seu amor incondicional e filhos comemorarem a presença de seus mães. No Brasil, a homenagem foi oficializada em 1932. Com o tempo, maio passou a ser informalmente considerado o mês das mães.
Gerar e cuidar de uma vida é algo que demanda muita responsabilidade e entrega. Ao mesmo tempo que também é algo muito poderoso e ligado ao sagrado feminino, aos ciclos, empoderamento e conexão das mulheres.
A maternidade é transformadora
A jornada materna é desafiadora, pois envolve transformações que impactam a vida não somente da mulher, mas de todos que estão à sua volta.
Certamente, nem todos os dias são fáceis, entretanto, no caminho percorrida em que a mulher se reconhece mãe, o vínculo materno se constitui como uma relação única que se estabelece entre as mães e seus filhos.
Ainda que comumente seja associado à gravidez e ao parto, essa ligação também é desenvolvida a partir da adoção. Por isso, fala-se de filhos do coração.
O amor da mãe por um filho é o sentimento que centraliza as ações da mulher, pois traz consigo o instinto primitivo da proteção, também presente nos outros animais mamíferos. Não raro escutamos que mulheres quando viram mães se tornam verdadeiras leoas, por conta do cuidado, força e coragem que são despertadas nas mulheres juntamente com o amor pelos filhos.
A ocitocina, o hormônio do amor e felicidade
Há uma explicação biológica para a avalanche de sentimentos causada pela maternidade?
A ocitocina é o hormônio responsável por promover as contrações uterinas para o parto e a ejeção do leite para a amamentação.
De acordo com estudos científicos, este também é o hormônio que favorece o amor, bem-estar e vínculo de confiança e calma entre mãe e bebê. Por isso, a amamentação é amplamente benéfica tanto para a saúde física quanto para o conforto emocional da mulher e da criança.
Isso porque, quando a ocitocina é liberada, os níveis de cortisol, ou seja do hormônio responsável pela tensão e estresse, diminuem.
Vale ressaltar que a ocitocina também é liberada quando estamos perto de quem amamos, no contato físico,vivendo bons momentos e praticando atos de serviço que nos dê prazer. Por este motivo, ele é chamado de hormônio do amor, pela sensação de alegria e bem-estar físico e emocional que provoca nas relações sociais.
A Le Jardin bébé deseja para todas as mamães amor, coragem e sabedoria para lidar com os desafios da maternidade e trilhar uma jornada de leveza e reconexão baseada na felicidade de exercer um papel tão único e importante. Feliz Dia das Mães!💞💞